Aquecimento central

A caldeira, a canalização de água, os radiadores e um sistema de termóstatos são os elementos essenciais funcionamento deste sistema.

A caldeira tem como objectivo aquecer a água, que também pode ser utilizada na utilização sanitária. Instala-se, habitualmente, na cozinha e a canalização pode ser colocada pelo interior ou pelo exterior. Os radiadores podem coadunar-se com toalheiros e mesmo com piso radiante.

O número de elementos e a dimensão dos radiadores são ditados pela área que se pretende aquecer e temperatura média desejada. Quanto á fonte de energia destaca-se o gás natural, seguido do gasóleo agrícola.

Caldeira

A caldeira tem como objectivo o aquecimento da água. Actualmente exitem no mercado diversas soluções que adaptam-se a qualquer situação em função das necessidades especificas de cada utilizador.

Radiadores e Toalheiros

Estes equipamentos permitem aquecer o ar através da água quente produzida pela caldeira. Assim é possível proporcionar uma temperatura agradável de forma natural e silenciosa. Utilizando sistemas com termóstato, é possível realizar um controlo da temperatura ter ainda as mais diversas temperaturas em cada divisão da habitação.

Controladores

Para ter uma maior eficiência no consumo de energia, é possível instalar reguladores em função das necessidades dos utilizadores. Graças a capacidade de programação é possível existir uma maior versatilidade como por exemplo a definição das horas do dia em que o sistema de aquecimento estará em funcionamento.

Acumulador

As caldeiras que possuem o serviço de água por acumulação permitem a utilização de várias torneiras em simultâneo sem a perda de eficiência. Neste caso será necessário instalar em conjunto com a caldeira, um acumulador de águas sanitárias. Não esquecer que o reservatório de água deverá ser escolhido em função das necessidades da família.

Na aquisição deste sistema é fundamental ter em conta os seguintes aspectos: