Fechaduras e maçanetas para porta de madeira
Quando se pensa em remodelar uma casa, a selecção do estilo de portas é um dos aspectos a ter maior cuidado.
A selecção de portas de interior é um processo implicitamente ligado a valores como a segurança, conforto, a preservação do isolamento térmico e acústico e a aspectos de beleza e decoração.
Complementarmente às portas estão todas as ferragens: dobradiças, fechaduras, puxadores e outros elementos informativos (por exemplo o número de porta ou uma placa informativa).
Todos estes elementos devem ser criteriosamente escolhidos para que se obtenha um ambiente funcional, confortável, seguro e obviamente agradável à vista.
A oferta actualmente no mercado é bastante vasta e acompanha todos os estilos de decoração, padrões de qualidade e nÃveis de preço.
Adicionalmente existem dois factores importantes a ter em conta na selecção de ferragens:
- A frequência de utilização que se vai dar àquela porta: se é uma porta que se pretende abrir e fechar com grande frequência diária ou não. Em caso afirmativo, em que condições se irão abrir essas portas: se se terão objectos nas mãos, se esses objectos são pesados ou não e se podem dificultar a abertura das portas. Podemos equacionar colocar um sensor de movimento que ajude a abrir a porta de uma forma automática ou pode-se colocar uma mola aérea que facilite a abertura da porta e alivie o impacto da mesma ao fechar. São algumas sugestões que o Casa&Planos recomenda.
- A durabilidade das ferragens, intrinsecamente ligada à frequência de utilização e à forma de utilização.
As Fechaduras
As fechaduras são o maior garante de segurança ao seu imóvel, pelo que deve dedicar o seu tempo a analisar os mecanismos que compõem estes elementos.
Os cilindros das fechaduras podem ter entre 4 a 6 pinos de segurança normalmente, aliás, cada dente da chave equivale a um deles. As fechaduras electrónicas também podem ser uma opção.
As Maçanetas
A intensidade de utilização, os utilizadores alvo e a resistência à corrosão também devem ser tidas em conta ao seleccionar maçanetas como uma alternativa.
Se estiver a considerar uma utilização por idosos ou pessoas com limitações ou incapacidades fÃsicas que lhes seja difÃcil fazer força com as mãos, as maçanetas podem não ser a melhor opção.
Relativamente aos materiais com que se encontram maçanetas mais regularmente são:
- As de latão e ferro que oferecem boa resistência e durabilidade, contudo oxidam rapidamente com humidades.
- As de alumÃnio e alguns tipos de liga metálica são alternativa mais frequente para portas de interior.
- As maçanetas de aço inox sobressaem pela qualidade e pelo preço geralmente mais elevado.
Agradecemos o contributo para este artigo à empresa URFIC. A URFIC é uma empresa portuguesa, com sede em Tondela, fundada em 1963 especializada no fabrico de muletas de latão para portas, emprega mais de 230 funcionários e ocupa uma área de 80.000m2.
Para mais informações visite o site da URFIC.