Texturas e combinações de cores para cozinhas
Na cozinha acrescente um carácter próprio à zona de refeições, através de texturas, esquemas de cor e pormenores de design. Eis três opções, versáteis e funcionais: O domÃnio do branco Fresco contemporâneo Laranja metálico
O domÃnio do branco
Os tons claros são óptimos aliados na concepção de espaços desafogados e sobretudo luminosos. Duas ideias importantes numa área vital como na cozinha.
Esta não é só um espaço da casa reservado à confecção de alimento, é cada vez mais um lugar de referência concebido para o bem-estar à mesa. Nesta zona de pequenas ou rápidas refeições, de cariz moderno, a claridade dos revestimentos e do mobiliário é suavemente quebrada por apontamentos de cor, presentes nos têxteis e na louça.
O escaparate de parede, de linhas rústicas, coabita com peças simples e actuais, servindo de montra para acessórios que devem estar sempre à mão. A funcionalidade exigida é atingida não só através das peças escolhidas como das cores e dos materiais, caso da madeira e do PVC.
Fresco contemporâneo
Pensada para bem receber à mesa, a zona de refeições na cozinha não tem de ser uma área relegada para segundo plano. Neste caso, criou-se um cenário mais intimista, que está logo à vista, mas salvaguardando por uma solução amovÃvel.
A separação entre as áreas da cozinha fez-se mediante a utilização de um biombo que ajuda a ganhar privacidade e, ao mesmo temo, reforça o carácter natural do ambiente. Os tons terrosos e a beleza dos materiais naturais introduzem alguma rusticidade a esta cozinha actual, temperada de verde-lima sobre uma base branca.
Em vez dos tradicionais pares de assento, optou-se por uma cadeira e um banco que, quando não está a ser usado, se esconde debaixo da mesa. A arrumação de utensÃlios e acessórios fica através de um elemento de apoio, com escaparate.
Laranja metálico
Aqui, optou-se por pintar o pavimento com tinta própria, uma forma acessÃvel de transformar a divisão e um acabamento resistente que imprime conforto a este ambiente moderno.
A chave do sucesso foi utilizar a robustez e o brilho do metal, de maneira a complementar esta zona, onde o mobiliário e os acessórios são maioritariamente cromados ou de aço inoxidável.
Os azulejos cinza, junto à área do lavatório, dão um visual clean à proposta e ajudam a manter o tema âmetálicoâ, enquanto os detalhes, na cor laranja imprimem âcalorâ e servem para evitar o resultado se torne demasiado clÃnico.
O vidro translúcido no tampo da mesa, colocada junto a uma janela, cria um maior efeito na luz, ajudando a realçar o espaço, aumentando-o visualmente.