Tipos de layout para cozinha
Embora possamos encontrar no mercado diversos tipos de cozinha, nem todos os modelos se adaptam ao espaço que temos disponÃvel.
Por outro lado, também a colocação dos próprios móveis e eletrodomésticos está dependente da planta da divisão. Qualquer área de trabalho numa cozinha, divide-se em três distintas: Zona para cozinhas, água e armazenamento.
A melhor distribuição será sempre no intuito de formar um "triângulo", denominado de "triângulo de trabalho". Este deverá ser concebido, com o objectivo de reduzir o número de movimentos quando trabalha na cozinha.
Deverá sempre ter em mente que cada um dos lados do triângulo não deverá exceder os dois metros e a sua área não mais de seis metros. Para lhe incentivar a criatividade ao remodelar a sua cozinha, sugerimos-lhe 6 propostas:
Cozinha em PenÃnsula
Este tipo de distribuição é o mais aconselhável para cozinhas longas. Com o uso da penÃnsula, é possÃvel definir uma zona para servir de mesa auxiliar, ponde é possÃvel realizar as refeições rápidas.
Cozinha com Ilha central
As cozinhas quadradas permitem aproveitar as paredes que não têm portas nem janelas e, ao mesmo tempo, criar um módulo central que servirá de mesa de refeições, placa ou lava-loiça. Para não ter dificuldade em movimentar-se, recomenda-se o uso de 90cm à volta da bancada. Esta distribuição não só é muito pratica, como permite distinguir as zonas de confecção dos alimentos da zona de refeição.
Cozinha em linha
Usada geralmente em cozinhas longas, mas estreitas. à necessário no mÃnimo, 330 cm de comprimento. E em alguns casos, não é possÃvel criar zonas de refeição na bancada.
O prolongamento de um balcão, além de delimitar a cozinha e funcionar como elemento decorativo de todo o espaço, serve de balcão de apoio à confeção dos alimentos e de mesa de refeições. A extensão dos armários inferiores pode ser aproveitada como o compartimento certo para guardar tachos e panelas ou criar uma garrafeira.
Cozinha em paralelo
Esta é a solução ideal para as cozinhas com duas portas. São necessários 120 centÃmetros no corredor. A solução mais indicada é, colocar água e a zona onde se confeciona os alimentos de uma lado e do outro a zona onde se guarda os alimentos.
Cozinha em forma de "L"
Ideal em cozinhas retangulares ou quadrado, por norma bastante e ideais para distribuir os armários por duas paredes. Com os eletrodomésticos encastrados irá sobrar espaço para criar uma zona de refeições, afastada da bancada de trabalho.
A zona de confeção dos alimentos é muito espaçosa e confortável, e também deixa em aberto, uma parede onde é possÃvel criar uma zona para as refeições.
Cozinha em forma de "U"
Esta é a melhor solução para rentabilizar a área disponÃvel, principalmente em cozinhas pequenas, pois pode sempre aplicar armários até ao nÃvel da cintura nas duas paredes, e numa delas pode optar por móveis altos. Se tiver espaço, transforme uma das bancadas em zona de refeições.
Esta disposição é o mais confortável para o trabalho. São necessários pelo menos 120 cm no centro. à recomendado, colocar o frigorÃfico e o fogão frente a frente e a pia no meio da cozinha.