Coletor solar e placas de energia solar

Este sistema permite usufruir de um recurso natural que é gratuito, todos têm acesso e mais que tudo está disponível. O que permite melhorar a saúde do planeta.

Os equipamentos convencionais utilizados no aquecimento da água como esquentadores, caldeiras a gás e os termoacumuladores a gás ou elétricos são responsáveis por cerca de 50% do consumo da energia no setor doméstico.

A utilização de coletores solares, poderá contribuir não só para a redução substancial da sua fatura de eletricidade, como contribui para a redução das emissões de CO2.

Em termos práticos, uma família que resolve instalar um sistema doméstico de aquecimento de água com 4m2 consegue reduzir às emissões de CO2 ao equivalente às emissões produzidas por um carro, que faz uma quilometragem média anual de 15 000 km.

Independentemente da sua dimensão, os componentes básicos de um sistema solar para aquecimento de águas são os seguintes:

  1. Captador
  2. 1 ou 2 coletores que transformam a radiação solar incidente em energia térmica, mediante aquecimento do fluído de transferência de calor que nele(s) circula.
    Armazenamento.
  3. 1 Depósito que acumula a água quente até que esta seja necessária para consumo.
  4. Permutador - Que efetua a transferência da energia térmica captada pelos coletores (circuito primário) para a água quente de consumo (opcional).
  5. Circuito hidráulico
  6. Tubagens, bombas, válvulas, etc.
  7. Regulação e controlo
  8. Elementos mecânicos e eletromecânicos que asseguram o correto funcionamento da instalação.
  9. Apoio energético

Custos:

Os custos deste tipo de equipamentos estão associados não só às dimensões dos equipamentos, como também a facilidade /dificuldade de instalação.

Ilustração de Um coletor solar

  1. Colector solar
  2. Acumulador
  3. Caldeira de aquecimento
  4. Estação solar
  5. Circuito de água quente sanitária (por exemplo: duche