7 Dicas para usar lâmpadas fluorescentes compactas (LFC)
Uma excelente opção no que diz respeito a poupança de energia é sem dúvida substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas fluorescentes compactas (LFC).
No entanto existem alguns cuidados que se devem ter em conta para o aumento da eficiência deste tipo de lâmpadas. Veja algumas das nossas dicas no uso deste tipo de lâmpadas:
1. Intensidade luminosa
A intensidade de luz produzida por uma lâmpadas LFC, não é a mesma que a intensidade de uma lâmpada incandescente. Este tipo de lâmpadas são capazes de produzir mais luz com menos watts. Por exemplo se pretender substituir uma lâmpada incandescente de 40 watts por uma lâmpada LFC, deverá adquirir uma de 8-10watts. Por norma esta informação vem descrita na embalagem.
2. SÃmbolo "Energy Star"
Para ter a garantia que está a adquirir uma lâmpada economizadora, certifique-se que o sÃmbolo "Energy Star" consta na embalagem. Caso contrario poderá adquirir uma lâmpada de menor qualidade e duração limitada.
3. Tempo a acender
Uma caracterÃstica deste tipo de lâmpadas, reside no facto destas, demorarem algum tempo até produzirem a luminosidade máxima. Inicialmente pode parecer que esta lâmpada e mais fraca, mas com o tempo irá modificar-se e atingir a luminosidade máxima.
4. Luz directa para foco
Caso pretenda utilizar este tipo de lâmpadas para iluminar ou focar um objecto, esta não é uma boa solução. As lâmpadas LFC foram concebidas para iluminar espaços amplos como cozinhas, salas e quartos ou para serem utilizados em candeeiros.
5. Ligar e desligar
Cada vez que estas lâmpadas são ligadas, devem permanecer ligadas pelos menos durante 15 minutos. Caso não respeite esta "regra", só ira encurtar o tempo de vida da lâmpada. Posto isto, considere a aplicação das lâmpadas LFC em espaços onde estarão acesas por um longo perÃodo de tempo.
6. Cor da luz
Outro aspecto que deve ter em consideração é a cor da luz que a lâmpada produz. Uma lâmpada de cor amarela (cor quente) pode ser uma opção mais confortável em espaços de lazer. Já o uso de uma cor fria em tons azulados ou branco é a opção mais adequada em locais de trabalho.
à muito comum as figuras presentes nas embalagens induzirem a pessoa em erro no que toca a cor da lâmpada. Para que não compre uma lâmpada de cor errada a que pretendia, aconselha-se a ler atentamente as informações presentes nas embalagens.
7. Em caso de esta se partir
Caso parta uma lâmpada LCF deverá ter cuidados redobrados, dado que estas lâmpadas contêm cerca de 4mg de mercúrio, este é um metal tóxico e prejudicial à saúde. Deixamos algumas instruções a seguir no caso de partir uma lâmpada fluorescente:
- A área onde a lâmpada se partiu deverá ser arejada, como tal abra as janelas, feixe a porta e saia da divisão pelo menos por 15 minutos;
- Use luvas e proteja os olhos, nariz e a boca;
- Evite a utilização da vassoura ou o aspirador para apanhar os cacos e os detritos da lâmpada partida, este deverão ser colocados num caso de plástico;
- Para apanhar os pedaços de vidro mais pequenos, utilize fita cola larga;
- Limpe a zona afectada pelos detritos com um pano ou folha de papel húmida e coloque no saco de plástico;
- Após a limpeza estar concluÃda deverá colocar no contentor do lixo as luvas em conjunto com o saco de plástico;
- E finalmente, lave bem as mãos.