Introdução a Eficiência Energética

Para que os cidadãos possam produzir, aproveitar e ainda poupar energia devem conhecer todas as informações acerca da eficiência energética.

Aproximadamente 40% da energia final na Europa é consumida pelo sector dos edifícios. Através de medidas de eficiência energética, é possível reduzir cerca de 50% deste consumo respeitando quase na totalidade o compromisso da EU no âmbito do Protocolo de Quioto.

Visto isto os Estados-Membros têm vindo a promover medidas com objectivo a melhorar o desempenho da eficiência energética proporcionando as melhores condições de conforto dos edifícios.

Dando ênfase a implementação de um sistema de certificação energética, o objectivo é informar os cidadãos sobre a qualidade térmica dos edifícios permitindo aos consumidores não só a serem produtores de energia mas também a saberem tirar proveito das energias potenciais e ainda a conhecerem formas de poupar de energia.

O processo de certificação envolve necessita da intervenção de um perito qualificado, que tem como objectivo verificar se o edifício está com os regulamentos (RCCTE e/ou RSECE). Assim sendo, estes serão classificados em função do seu desempenho energético e ainda poderão propor medidas para melhorar a sua eficiência. Assim sendo após devida análise, o perito poderá emitir uma declaração de conformidade regulamentar ou um certificado Energético e da Qualidade do Ar Interior.

Não existem nenhum valor tabelado para a custo de emissão destes documentos. No entanto, o registo da Declarações de Conformidade Regulamentar e dos Certificados Energéticos obriga ao pagamento de uma taxa variável.

Poderá obter mais informações sobre este assunto em http://www.adene.pt