Tipo de painéis solares fotovoltaico
Os painéis solares fotovoltaicos que convertem a energia solar em energia elétrica. Através da radiação solar é possÃvel criar uma diferença de potencial nos extremos do semicondutor.
As células fotovoltaicas são capazes de converter a radiação solar em eletricidade a partir dos processos que desenvolvem os nÃveis atómicos dos materiais de que são constituÃdas.
O processo de conversão da energia não depende do calor, porque à medida que a temperatura aumenta o rendimento destas células diminui. Atualmente podemos considerar três tipos de células solares:
Células mono-cristalinas
Este tipo de células fazem parte da primeira geração de células solares. Pode-se dizer que o seu rendimento é elevado, podendo atingir valores acima dos 16% e em laboratório, é capaz de atingir os 23%.
No entanto este tipo de células ainda passa por um processo complexo e despende de um grande consumo de energia no seu processo de fabrico, o que torna o seu valor bastante elevado.
Células poli-cristalinas
O custo de produção desta tecnologia é bastante inferior ao das células mono-cristalinas no entanto apresenta uma eficiência bastante razoável mas inferior.
O seu rendimento varia entre os 11% a 13%. Esta redução é provocada pela baixa perfeição dos cristais que são uma consequência da redução do seu custo de fabrico.
As células de silÃcio amorfo
Apresentam um custo de fabrico ainda inferior ao das células anteriores apresentadas, a eficiência destas células também é mais reduzida.
A sua eficiência varia entre os 8% e os 10%, podendo atingir os 13% quando utilizado em laboratório.
Estas células são pelÃculas muito finas e podem ser utilizadas como material de construção, retirando ainda mais o seu proveito energético.
Consequência do baixo rendimento do processo de conversão e do custo associado a este tipo de tecnologia, impossibilitam a sua utilização em larga escala. No entanto esta tecnologia pode ser utilizada em varias áreas, principalmente no que diz respeito à utilização de energia elétrica de baixa e média potência já é viável.
Podemos dar destaque:
- Eletrificação de habitações:
- Bombagem de água;
- Sinalização
- Sistemas de telecomunicações;
- Eletrificação de parquÃmetros;
- Aplicações de micro potência como relógios, rádios portáteis, lanternas, e outros;
- Sistemas de iluminações noturnas.